quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dioceses em marcha... Braga

“Portugal, vive a Missão, rasga horizontes” é o lema do Congresso Missionário Nacional 2008, mas, para que o lema seja uma realidade viva e palpável, é necessário não ficar na afirmação: urge passar à vivência e realização prática, ou seja, à acção.
‘A Igreja é por sua natureza missionária’ (AG, 2), afirmava o concílio Vaticano II, e Igreja são todos e cada um dos baptizados empenhados na vivência do mandamento novo do Amor. Daqui se conclui que o viver a Missão começa nas paróquias, a primeira célula da Igreja onde se ‘rasga horizontes’ de oração ao Pai do Céu pelos ‘trabalhadores para a messe’ do Senhor, num empenho pessoal e comunitário onde todos somos protagonistas: sacerdotes, religiosos, consagrados e leigos.
Em ordem a fomentar o empenho de todos no “viver a Missão” e “rasgar horizontes”, na Arquidiocese de Braga, o Departamento Diocesano das Missões já realizou duas reuniões —12 de Março e 16 de Abril— com os Institutos Missionários e Ad Gentes radicados na Arquidiocese, que se disponibilizaram a ir às reuniões arciprestais, que o desejem, dar ajuda na causa missionária em ordem à melhor preparação e vivência do Congresso em cada paróquia. Basta que os Reverendos Arciprestes ou párocos o solicitem.
Também o Coordenador do Departamento Diocesano esteve presente na Reunião de Arciprestes no dia 16 de Abril a apresentar o Congresso Missionário e o seu programa, o material que lhes entregava para levarem aos párocos do respectivo arciprestado (cartaz, oração, ‘A Missão no Coração da Igreja, etc.) e fazendo apelo ao empenho, à participação e inscrições cujo prazo termina em 31 de Julho. Aqui se disse também da disponibilidade dos Institutos Missionários para ajuda e colaboração com os párocos.
Foram apresentados outros subsídios para a preparação local do Congresso e animação missionária na paróquia que se encontram gratuitamente à disposição de quem quiser nos Serviços Centrais da Arquidiocese: Teologia da Missão, Actas do Simpósio sobre a Missionação (2004), mini-autocolantes e os Boletins de Inscrição para o Congresso.
Esperamos assim que com o empenho de todos os cristãos e a acção do Divino Espírito Santo, em cada paróquia, se ‘viva a Missão’ e se ‘rasguem horizontes’na dinamização missionária.


P. Manuel Joaquim de Sousa Lobato
Director das OMP – Arquidiocese de Braga
Foto: Jorge Freitas / Leme

Sem comentários: