terça-feira, 5 de abril de 2011

MATILDE TROCADO CASTRO, AUTORA DO ‘WOJTYLA’: MISSÃO DE TIMOR AOS PALCOS DE LISBOA E PORTO

Colocou João Paulo II nas bocas do mundo ao realizar o musical ‘Wojtyla’ que encheu grandes salas de Lisboa e Porto. Mulher de Comunicação, tem uma enorme paixão pelas Artes de Palco. Apaixonada pela Missão, esteve um ano em Timor com o Duarte, seu marido. Depois do sucesso de ‘Wojtyla’, decidiu que a sua vida passará pelo Teatro, embora o pai continue a dizer que ela passou ao lado de uma grande carreira como Advogada...

Mulher de Comunicação...

A Matilde teve uma infância “com três irmãos, muitos primos e muito espaço na rua para brincar”. Cresceu em família, estudou nas Salesianas e nos Salesianos e foi aí que ganhou gosto pelas artes de palco. Além das aulas de dança que tinha, conseguiu convencer os pais a frequentar uma escola de artes performativas em Nova Iorque, onde desenvolveu o gosto pelo Teatro.

No 12º ano, à procura de dinheiro para a viagem de finalistas, construiu, com uma amiga, o seu primeiro espectáculo: ‘A magia do Cinema’. Foi a primeira vez que trabalhou com o Hugo Reis, director musical do ‘Wojtyla’.

Estudou Comunicação Cultural na Católica e acha que escolheu bem: “A minha área é Comunicação, é afinal isso que procuro fazer com o teatro: comunicar”.

Até Roma, com João Paulo II...

Foi monitora de campos de férias, com o ‘Milonga’ – um campo de férias da Paróquia do Estoril, uma experiência marcante. Foi neste projecto que encontrou o P. Ricardo Neves, “talvez a peça mais fundamental da minha vida de fé. É o meu director espiritual”. Fazia então parte do coro da Paróquia do Estoril e de uma equipa de Jovens de Nossa Senhora.

Em 2002, arriscou fazer um musical: ‘Broadway’. “Foi uma experiência fantástica e fez-me perceber que, em relação às artes performativas, o que gosto mesmo de fazer é encenar. Na altura, pensei se me deveria dedicar a esta área, mas não me levei muito a sério”.

Depois, seguiu para Roma, em Erasmus. Muitas vezes viu João Paulo II e participou na oração do Angelus. De regresso a Portugal, acabou o curso e começou a trabalhar na rádio, na publicidade e marketing, na produção de eventos empresariais.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST …)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: DR

Sem comentários: