quarta-feira, 13 de abril de 2011

P. JOÃO DAVID, A CAMINHO DO MÉXICO: QUANDO A MISSÃO NÃO TEM FRONTEIRAS - Conclusão

Jovens e Vocações

Portugal viu-o percorrer o país de lés a lés para a animação vocacional e missionária das nossas comunidades, sobretudo em encontros e celebrações com adolescentes e jovens com quem partilhava a riqueza da sua experiência missionária, a sua simpatia contagiante e a sua veia de artista, cantando e tocando guitarra com grande mestria e sentido de festa. O P. João David seria, mais tarde, escolhido para Reitor do Seminário Maior da Congregação, no Porto. Começou uma nova fase na sua vida. O andar de terra em terra foi mudado por um estar mais presente numa casa, a acompanhar a caminhada vocacional de jovens que se preparavam para um dia ser padres ou irmãos. O maior desafio foi o da internacionalidade, pois, por esta Casa de Formação, foram passando jovens de Portugal, Cabo Verde, Angola, República Centro Africana, Congo, Gana, Uganda, Bélgica, Nigéria… o mundo, com toda a riqueza da sua diversidade, estava ali e era preciso gerir a pluralidade de pessoas, línguas, culturas, sensibilidades religiosas e missionárias. Foi um tempo de grande aprendizagem, marcado pela permanente simpatia deste padre que sempre mostrou uma grande abertura ao regresso a uma linha da frente da Missão. Era esse o ideal que apontava aos futuros padres e irmãos.

Os Jovens Sem Fronteiras foram outro dos campos de investimento do P. João David. Foi o Coordenador da Região Douro e todos guardam dele a imagem de um padre bom, simpático, calmo e artista. Um homem simples, de uma fé profunda e de uma inteligência extraordinária que se percebia na hora de reflectir os problemas, de avançar com as programações, de avaliar as actividades. Teve, no Encontro Nacional realizado entre o Barreiro e Lisboa, uma merecida homenagem por parte dos Jovens Sem Fronteiras que o guardam no coração.

A caminho do México

Livre, como sempre, disponível para partir, respondeu logo que ‘sim’ ao apelo que chegou do México que pedia um Formador para os candidatos a Espiritanos naquele grande país onde a Missão precisa de mais trabalhadores. Substituído no Seminário Maior e nos Jovens Sem Fronteiras pelo P. Pedro Fernandes (natural de Benfica e com longa experiência de Missão em Moçambique), foi a Madrid lançar-se no ‘Castelhano’ e tem as malas feitas e a viola no saco, pronto a levantar voo e cruzar o Atlântico.

Nos próximos tempos, a Missão do P. João David passará pelo México.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: JCF

Sem comentários: