sexta-feira, 29 de abril de 2011

JOÃO AGUIAR, PRES. CONS. GERÊNCIA DA RR – UM PADRE SEMPRE EM (E)MISSÃO - Conclusão

Homem da Rádio…

A RR entrou cedo na sua vida. Ainda na 1º fase de jornalista no DM, tornou-se correspondente da RR em Braga. Depois, entrou em Lisboa como jornalista nos anos 80 e foi nomeado sub-chefe de redacção, colocado no Porto. Em 1992, foi chamado a Lisboa para ser director de informação interino, mas regressaria ao Porto como Director de Produção (1992-1997) até regressar a Braga para dirigir o DM e coordenar os estúdios novos da RR ali abertos.

Em 2006 foi surpreendido com o convite para ser Presidente do Conselho de Gerência, mudando-se para Lisboa.

RR em mudança

Fazer o balanço de seis anos é difícil, pois houve uma notória evolução. A Renascença transformou-se, pois de uma rádio com suporte tradicional passou a ser multimédia; criou-se uma nova Rádio (Sim); todas as outras rádios foram reajustadas no seu público-alvo e têm sites inovadores; nasceram três rádios simplesmente online (ligadas à RFM) ; criou-se o ‘Página1’, jornal diário digital; criou-se a empresa ‘Génius e Meios’ voltada para a formação (workshops sobre rádio, etc) e para o entretenimento; foi reactivada a antiga Liga dos Amigos da Rádio Renascença, com o nome de ‘Clube Renascença’…

O P. João Aguiar enumera, reconhecido a quem o antecedeu, as inovações que têm garantido ao grupo r/com a permanência na liderança absoluta das audiências: ‘o grupo é líder de audiências há 30 anos, primeiro através do Canal Renascença e, nos últimos anos, a liderança é da RFM que fará 25 anos em 2012’ – confessa orgulhoso.

E há mais. A Renascença deixou de ser simplesmente rádio para ser um meio de comunicações em multiplataformas (Rcom): online, internet, vídeo: ‘Estamos no mundo da radiovisão, com vídeos que estão nos sites’.

Houve ainda uma reestruturação de recursos humanos e nas estruturas físicas: a Renascença passou a contar com instalações novas no Porto (Gaia) e lançou-se no projecto da futura sede em Lisboa.

75 anos…no ar

A abertura solene dos 75 anos da RR foi em Braga, neste 10 de Abril, com uma Eucaristia presidida pelo Núncio Apostólico, seguida de uma homenagem, em Barcelos, a Monsenhor Lopes da Cruz, o fundador. O programa das comemorações é ambicioso: grande espectáculo musical no Estádio do Bessa (3 Junho), uma série de debates sobre o futuro do país; grande Concerto de Natal; reflexões e encontros internacionais sobre Rádio; Viagem/Peregrinação a Roma; um livro com depoimentos (75 anos / 75 depoimentos sobre a RR). A 10 de Abril de 2012 terá lugar uma sessão solene na Universidade Católica – Lisboa e as comemorações encerram em grande a 13 de Outubro em Fátima, na conclusão do Congresso da Confederação Europeia de Rádios Cristãs.

O P. João garante que a preocupação missionária é constante. Há apoios a rádios da lusofonia e campanhas de solidariedade. Enfim, sente-se um padre sempre em (e)missão!

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: DR

Sem comentários: