segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SIMÃO MONIZ, MISSIONÁRIO NO BRASIL – A MISSÃO FELIZ DO “PADRE DOS VAGABUNDOS”.


Nasceu em Cabo Verde, estudou Teologia em Portugal, mas a sua Missão é no Brasil. Em contexto de pobreza e violência, sente-se seguro pelos ‘excluídos da sociedade’ com quem partilha a sua vida e Missão de Padre. As Comunidades que anima, as crianças de rua, os reclusos e os dependentes químicos fazem dele o ‘Padre dos vagabundos’, imagem de marca da sua consagração Missionária Espiritana.

De Cabo Verde a Portugal

Nasceu em Cabo Verde onde estudou e trabalhou quatro anos numa empresa na Praia, até entrar nos Espiritanos. Fez a Teologia no Porto, com uma inserção pastoral no bairro da Pasteleira, apostando no voluntariado, sobretudo junto de instituições pobres e dos sem abrigo. Foi Ordenado Diácono em Braga e Padre na sua terra natal, S. Lourenço dos Órgãos, na Ilha de Santiago.

O Brasil Mineiro

A sua nomeação missionária foi para o Brasil, onde chegou em 2009, enviado para Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais. Conta como foi o primeiro impacto: ‘foi estranho ver tantas casas que pareciam inacabadas, onde não morava gente. E outras bem acabadas que pareciam prisões, cheias de grades...’. Este choque foi ultrapassado á medida que a pastoral o obrigou a entrar nas casas. Mas algumas dúvidas permanecem-lhe no coração: ‘como é possível que determinadas famílias continuem a dormir todos ao mesmo tempo em tão pouco espaço?’.

Crianças de Rua

A aposta da sua Missão tem ido para as pastorais sociais, num meio muito pobre e violento, mas onde a maioria das pessoas são muito sérias e simpáticas. A Pastoral da Criança que o P. Simão ajudou a lançar é direccionada aos menores infractores. O Projecto ‘Crescer’, a funcionar na Paróquia, tem 20 crianças de rua que não têm hábitos de ir á escola, não têm registo, foram abandonadas por todos e muitas vezes usadas e abusadas pelos traficantes de droga. Não tem apoios oficiais, mas há alguns voluntários que visitam, acompanham as crianças, dão roupa, comida, calçado, fazem animação e colaboram na formação.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST…)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz da Verdade – Perfil

Foto: DR

Sem comentários: