quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

JUAN AMBROSIO, PROFESSOR DE TEOLOGIA – UMA IGREJA APAIXONADA POR DEUS E PELO SER HUMANO - Conclusão

A Cristina, o André e o Filipe...

Casou com a Cristina em 1990, nos Anjos, e deste Amor nasceram o André e o Filipe. Sobre a importância da Família na sua vida, explica-se: ‘Em casa não sou teólogo no sentido de dar aulas de teologia, de dissertar acerca das diversas temáticas, mas não posso deixar de transparecer aquilo em que acredito. O meu trabalho marca a maneira como vivemos a experiência da Fé. Sei bem como as questões dos meus filhos e a experiência de vida que tenho com eles tem sido um instrumento valiosíssimo para a minha reflexão e sei bem como essa reflexão me tem permitido viver mais intensamente essa experiência de ser pai. Com a Cristina, vivo o mistério do amor e sei (sabemos) como ele tem o sabor próprio do infinito, que a nossa fé lhe dá. A Cristina o André e o Filipe são hoje aqueles nos quais eu continuo a ver o brilho que a Presença de Deus provoca na existência humana. Eles não são simplesmente pessoas que amo, são muito mais do que isso, são pessoas que me fazem ser. A minha relação com eles constitui o tecido mais nuclear da minha identidade pessoal. Não se trata de uma coisa que eu faço, mas que eu sou. É também nesta realidade (que eu sou) que o Mistério de Deus acontece na nossa vida’.

Missão na Guiné...

A Missão faz parte da sua vida. Esteve muitos anos ligados ao Serviço Diocesano do Ensino Religioso e esta responsabilidade abriu-lhe alguns horizontes novos, como ele partilha: ‘Quando surgiu a hipótese de fazer um trabalho de fundo em colaboração com um instituto missionário (os Espiritanos) avancei. Na altura estava no SDER. Lembro-me que fomos desenhando um projecto que foi envolvendo os professores e as escolas (algumas dessas dinâmicas, ainda permanecem hoje) e isso levou-me à Guiné por duas ocasiões (na 2ªa, a minha mulher também participou). Essa experiência deu-me a conhecer que o mundo e a vida não se resumem ao nosso mundo e á nossa vida’. Esta porta da Missão vai manter-se aberta.

Igreja do amanhã...ou de hoje...

Sonha com ‘uma Igreja profundamente apaixonada por Deus e pelo ser humano, á maneira de Jesus Cristo e, por isso, uma Igreja totalmente comprometida com a construção do reino de Deus e da história humana. Uma Igreja feliz por isso’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade

Foto: JCF

Sem comentários: