quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

D. PEDRO ZILLI, PRIMEIRO BISPO DE BAFATÁ – TRABALHAR POR MAIS FUTURO NA GUINÉ-BISSAU - Conclusão

Experiências de leigos...

Desde 2003 que Bafatá acolhe Leigos, idos de Itália, Brasil e Portugal: ‘tive a alegria de partilhar um excelente ano de Missão com a Céline dos Jovens Sem Fronteiras. Ela e a sua família passaram a ser minha família também e quando venho a Portugal visito-a sempre’. Em 2010, a Diocese contava com o trabalho de 12 leigos Missionários. Tem sido uma riqueza enorme para a Diocese e para os Leigos que partilham um tempo de missão em Bafatá: ‘Eu insisto com eles para que se insiram nos projectos da Diocese e que cada um dê o melhor si, colocando todos os seus talentos e sua criatividade ao serviço da Missão. Empenham-se nas obras da Diocese, na Educação, na Saúde, no Desenvolvimento, na Pastoral. E peço-lhes que iluminem os seus compromissos com o testemunho da Fé’.

País pobre e instável...

A democracia é muito frágil e tem que entrar em profundidade na cultura do povo e seus governantes. A instabilidade política e social é grande. A economia é pobre. A pobreza do país coloca-a sempre nos últimos lugares do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. O povo, de facto, não consegue satisfazer as necessidades básicas no que diz respeito á alimentação, vestuário, habitação, saúde, educação.

Diálogo Inter Religioso

As relações dos Cristãos com os Muçulmanos e os seguidores das Religião Tradicional Africana são excelentes: ‘Sempre que há festas, convidamo-nos uns aos outros. Nas horas tristes também. E quando há confusão (como aquela de que resultou o assassinato do Presidente e do Chefe das Forças Armadas), reunimo-nos, rezamos e até já publicamos uma mensagem conjunta. Tal dá-nos força e crédito junto dos governantes e das populações’

O ‘espírito de Assis’ tem-se vivido em ponto pequeno na Guiné-Bissau. É um valor que D. Zilli diz que a Igreja quer preservar a todo o preço: ‘Até o actual Presidente da República já nos chamou para pedir orações em ordem à superação da crise política em que o país está mergulhado’.

Texto: Tony Neves iN Jornal da Verdade

Foto: DR

Sem comentários: