quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A MISSÃO PELA PALAVRA – LUÍSA ALMENDRA, IRMÃ E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA (Conclusão)


A paixão pela Bíblia

O Pontifício Instituto Bíblico, em Roma (‘a ‘escola’ dos meus professores – como diz a Irmã Luísa) acolheu-a em Setembro de 1993: um dom imenso e uma oportunidade. Fez um Semestre de estudos (1994-1995) em Israel, na Universidade Hebraica de Jerusalém, ‘um tempo fascinante de conhecimento, mas também de grande dureza, inerente à condição de estudante num país estrangeiro. Os meus olhos saciavam-se numa permanente de descoberta, mas o meu estômago tinha muitas vezes fome’.

Os alunos de Teologia da Católica de Lisboa tiveram-na como Professora de Sagrada Escritura em 1997. Ela não esquece: ‘Recordo ainda aqueles que foram os primeiros alunos e todos os outros que se seguiram. No meu horizonte de ensino estava sempre o empenho responsável em gerar competências, mas também em provocar o compromisso com uma Palavra, que é a origem e o único sustenho de um caminho com Deus e para Deus’.

Lançar as redes

Voltaria a Roma, em 2001, para caminhar rumo ao doutoramento. Voltou a leccionar em Portugal em 2005, altura em que dá outros passos importantes, com a pertença a associações bíblicas estrangeiras (International Society for the Study of Biblical and Semitic Rhetoric; Association catholique française pour l’étude de la Bible), a intervenção em congressos e a colaboração na comunicação social portuguesa (Programa Ecclesia - RTP 2; Oração da Manhã - Rádio Sim, Grupo Renascença).

Em jeito de balanço, a Irmã Luzia explica: ‘É aqui que me encontro agora, como mulher, religiosa e professora de Sagrada Escritura. A Palavra de Deus continua a ser o lugar referencial de toda a minha vida. É lá que vou sempre fortalecer os meus cansaços ou dar voz às pequenas alegrias ou tristezas de cada dia. Muitas vezes receio as viagens ou as multidões, mas as palavras de Simão Pedro vencem sempre em mim ‘Por causa da tua Palavra lançarei as redes’ (Lc 5,5).

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: DR

Sem comentários: