Missão em Guiúa...
Casaram em partiram em 2008. No site www.entrepovos.pt.to foram contando as experiências vividas no quotidiano de uma Missão pobre do interior de Moçambique. De rajada, o Rui explica onde passaram, com tanta felicidade e tanto trabalho, estes dois anos de Missão: Jardim-Escola, Aulas de Informática, Centro de Saúde e Maternidade, Apoio na catequese paroquial, apoio no Centro Catequético da Diocese, Construção do novo edifício Biblioteca-Escolinha, Site do IMC Moçambique – produção do site e material multimédia, vídeos etc. (www.consolatamz.com) e Apoio na nova revista missionária em Moçambique (Caminhos – um horizonte Missionário Está no site do IMC de Moçambique) ‘. Muito trabalho, muita alegria, muito crescimento na Fé e na Missão.
Dor e alegria na despedida...
Viver em Missão com o povo cria laços que, na hora da despedida fazem doer o coração. Foi assim na Escolinha do Guiúa, a 10 de Junho: ‘ Foi uma manhã emocional na escolinha. Chegado o dia, tirámos muitas fotos, demos muitos abracinhos, distribuímos uns rebuçados, e no fim, depois da papinha, por muito que explicássemos que já não voltaríamos à escolinha, eles despediram-se com um "tá tá (Adeus) e até amanhã!" ‘.
Balanço na hora do regresso...
Na hora de abandonar Moçambique, a dor não abafou a alegria de uma Missão cumprida e feliz:
Quando chegámos, há quase dois anos, vínhamos prontos para dar e dar e dar. Agora temos a noção que recebemos infinitamente mais do que o que demos. Todo o acolhimento, todo o respeito, toda a compreensão, toda a calma, toda a amizade, toda a paciência ... enfim, deram aquilo que de melhor têm.
Temos a sensação que temos os olhos cheios, vimos tantas coisas, pessoas, paisagens, acontecimentos, realidades ...umas bonitas, outras menos bonitas. E temos a consciência que nos vamos sentir tristes quando quisermos explicar o que vivemos, e não conseguirmos expressar por palavras tudo o que os nossos olhos viram, o que os nossos corações sentiram e o que os nossos cérebros pensaram. Mas foi real! Foi a realização de um sonho, e foi uma resposta ao nosso "Dadani", ao nosso Pai do Céu, pois em cada momento Ele esteve connosco a dar-nos força, ânimo. Nós estivemos no Guiúa, vivemos o dia a dia com as pessoas do Guiúa, vivemos tudo o que isso acarreta. Voltamos para a nossa família, mas uma parte de nós ficará sempre no Guiúa, em comunhão pela oração.
A Missão continua em Portugal, mas podem ver os relatos de Guiúa em www.entrepovos.pt.to
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário