segunda-feira, 26 de abril de 2010

JÚLIA, J. CARLOS E ANA SOFIA – FAMÍLIA SEMPRE EM MISSÃO



Sonham com uma Igreja mais Missionária. Por isso, comprometem-se como família, na Evangelização. Ligados aos Missionários do Verbo Divino, integrados na Comunidade do Prior Velho, fazem um apelo à participação nas Jornadas Missionárias Nacionais e à utilização, ano após ano, do Guião ‘Outubro Missionário’. Sonham partir, como família, em Missão lá fora.

Marcas das raízes

O Zé Martins nasceu no Bombarral. A Júlia é lisboeta de origem. Ele, aos 11 anos, entrou no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. Só lá esteve um ano, mas a marca foi tão profunda que nunca mais se separou desta grande família missionária. Ela cresceu na Fé na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Lá pertenceu ao grupo de jovens e teve como assistente espiritual D. Albino Cleto, um padre que marcou a sua adolescência e juventude, ajudando-a a cimentar a fé. A maioridade obrigou a grandes mudanças na vida da Júlia: ‘aos 18 anos a minha vida alterou-se radicalmente. Entrei para o Instituto Superior de Economia, onde me licenciaria em Finanças e mudei de casa para a freguesia da Falagueira na Amadora. Se, por um lado, fui forçada a deixar o grupo juvenil que tanto me motivava, outros desafios se abriram, tendo começado a dar catequese’.

O Zé tem a alegria de fazer parte dos antigos alunos dos Seminários do Verbo Divino que, em 1974, lançaram as bases da sua Associação.

Família com Fé

1977. Conheceram-se fora das actividades da Igreja, mas o surgir de um projecto de vida para toda a vida tem muito a ver com a sintonia em questões de fé e compromisso pastoral. A celebração do Matrimónio foi, claro está, uma grande festa.

Casados de fresco, as suas vidas e compromissos pastorais foram, novamente, ajustados: ‘Quando casámos fomos morar para a freguesia da Venteira na Amadora e de imediato procurámos integração nas actividades da nova paróquia, tendo pertencido ao grupo de teatro e a um dos grupos corais. Mais tarde surgiu, por iniciativa do pároco, um grupo de casais que se reuniam para reflectir em conjunto. Aceitámos de imediato o novo desafio, o qual acabou por dar origem a duas Equipas de Nossa Senhora’.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST....)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: DR


Sem comentários: