segunda-feira, 19 de abril de 2010

DAMASCENO, RAUL E ELSON, ESPIRITANOS - COM O POVO MACUA EM MOÇAMBIQUE

O Damasceno, o Raul e o Elson têm duas coisas em comum: são Espiritanos e vivem em Itoculo. Mas não estão só nesta missão difícil: partilham-na com as Espiritanas e com dezenas de Leigos comprometidos com as suas Comunidades. A pobreza é muita, mas a vontade de construir futuro é bem maior. Foi lá neste extremo norte de Moçambique que vivi a minha Páscoa 2010.

Três Missionários...

O Damasceno nasceu em Tours, na terra de S. Martinho. Cresceu em Mirandela. Foi ordenado Padre em 1999. Fez o seu estágio missionário com os Espiritanos na África do Sul. Está em Moçambique desde 1999.

O Raul nasceu e cresceu em Ponte de Lima. Fez o estágio missionário em Cabo Verde. Ordenado Padre no jubileu do ano 2000, trabalhou em Portugal na animação vocacional e juvenil. Como missionário partiria para o norte de Moçambique em 2009.

O Elson nasceu em Cabo Verde em 1989. Veio para Lisboa, em 2007, para estudar teologia. Chegou a Moçambique em 2009 para o seu estágio missionário.

Os três constituem hoje a equipa missionária da Paróquia de S. José de Itoculo, bem no interior da Diocese de Nacala, no norte de Moçambique. Quando se fala de opção pelos mais pobres, viver em Itoculo é praticar na perfeição a radicalidade desta escolha missionária.

Espiritanos em Nacala

Itoculo foi vila importante no tempo colonial. A guerra passou por ali e deixou um rasto de destruição, lançando o povo na mais terrível das misérias. Hoje, o centro parece ainda uma vila fantasma, com muitas casas destruídas, embora tenha sido uma das localidades escolhidas para ‘vila do milénio’, com apoio do Japão.

Os Espiritanos chegaram a Nacala em 1999, recuperando a Missão de Netia. Em 2004 inauguraram a nova Missão de Itoculo, com a responsabilidade de 77 Comunidades espalhadas por uma vastíssima área. Dividiram-na em três Regiões e em 15 zonas pastorais. Seguindo o estilo próprio da Igreja moçambicana, a organização é ‘ministerial’, na medida em que todas as comunidades estão preparadas para ‘sobreviver’ sozinhas, garantindo o essencial da vida cristã com os seus próprios dão um apoio precioso aos Padres na dinamização desta grande paróquia missionária. Os diversos membros das Comunidades respondem pela liturgia, jovens, família, acção social, direitos humanos, saúde, educação, catequese, ecumenismo e diálogo inter-religioso. As Irmãs Espiritanas, desde 2005, são um precioso apoio aos Padres na Pastoral integral.

(CONTINUA NO PRÓXIMO POST...)

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: Tony Neves

Sem comentários: