Formar os ‘ministros’
Os Padres e as Irmãs apostam sobretudo na formação dos líderes destes ‘ministérios’, visitando as comunidades e acolhendo-os no Centro Pastoral S. Francisco Xavier que foi construído
Pastoral integral
Ao olhar para o Plano de Pastoral da Paróquia, é impressionante ver o itinerário que pretende percorrer em 2010, com muitas acções a implementar. Estão previstas acções de formação para o Conselho Paroquial, os Anciãos das Comunidades, os Jovens, a Catequese, as Famílias, os Animadores Vocacionais, a Infância Missionária, a Justiça e Paz, as Escolas Comunitárias, a Ajuda Fraterna, as Mamãs, a Saúde, o Ecumenismo, a Comunicação Social, o Grupo Coral. É um Plano de Pastoral ousado numa área de acessos difíceis e onde as populações vivem numa pobreza confrangedora aos olhos de qualquer europeu que por lá passe. É uma Missão à prova da fé e da esperança.
Páscoa com Missão
Vivi lá a Semana Santa e a Páscoa. Acompanhei os Missionários nas visitas às Comunidades onde celebraram a Ceia do Senhor, a Paixão, a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa. Cerimónias longas e muito participadas, sempre celebradas debaixo de enormes cajueiros, Igrejas ao ar livre onde se louva a Deus na simplicidade e na pobreza.
Irmãs Espiritanas
As irmãs Espiritanas estão muito empenhadas na Pastoral, na Saúde, na Educação e no apoio aos mais pobres. Assim, construíram e dirigem um Centro Nutricional para apoiar crianças desnutridas e acabam de ver inaugurado o Internato de Meninas que vai permitir a 50 jovens das Comunidades do interior fazer estudos na Escola Secundária.
Foto e Texto: Tony Neves in Jornal Voz Verdade - Perfil
Sem comentários:
Enviar um comentário