quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

JOSÉ ALMEIDA, IRMÃO JESUÍTA – EDUCAR PARA OS VALORES NO COLÉGIO S. JOÃO DE BRITO - Conclusão

Um longo caminho

Daí para cá, não parou mais. Nada mais elucidativo que mostrar algumas datas do seu curriculum: ‘1993-1996, em Braga (estudos de filosofia e teologia) na UCP (Faculdade de Teologia); 1996 a 1998 em Lisboa – Magistério no colégio S. João de Brito (trabalho na pastoral e como prefeito dos alunos); 2000 a 2003, em Roma (licenciatura em ciências da educação com especialização em pastoral juvenil e catequética), na Univ. Pontifícia Salesiana; 2003 a 2006 em Cernache, Coimbra – no colégio do CAIC como professor de religião, Coordenador da Pastoral juvenil Intercolegial e vice- promotor vocacional dos Jesuítas; 2006 a 2007, em Salamanca (terceira provação), última etapa da formação formal de um Jesuíta antes integrar plenamente o corpo apostólico da Companhia de Jesus’.

Depois desta ‘peregrinação’, chegou ao Colégio S. João de Brito, em Lisboa, em 2007. Esta Escola, que aparece sempre nos primeiros lugares do ranking da Educação em Portugal, é uma espécie de ‘quartel general’ do irmão José. Ele é director do Secundário do Colégio; trabalha na pastoral juvenil e vocacional; faz trabalho pastoral no bairro do Pragal (Almada) onde existe uma comunidade de inserção da Companhia de Jesus; é membro da COMFORM/CIRP.

Como se sente?

Quando a Missão é muito plural, podemos-nos sentir um pouco perdidos e rebentados. O irmão José, responde assim á pergunta: ‘Sinto-me continuamente desafiado por Deus – que me continua a chamar – para colaborar na missão de Jesus Cristo que é a de ser alguém que passa pelo mundo fazendo o bem, comprometido no serviço gratuito e disponível aos homens; isto é “em tudo amar e servir”’.

Sente-se feliz. Para ele, como Jesuíta, ‘a felicidade é semente que foi lançada à terra, é conquista, é a certeza de que o possível foi feito. É aquilo que vem depois de um dia em que não fomos medíocres. Feliz é aquele que abre o seu coração às necessidades dos irmãos e não improvisa grandezas’.

A Maior Glória de Deus

É o lema dos Jesuítas do mundo inteiro e faz sentido que seja o lema de todos os crentes. Explica o Irmão José: ‘ Foi este desejo de mais, de chegar mais longe, a mais pessoas e a mais culturas, que impulsionou o crescimento da Companhia nos primeiros anos. Francisco Xavier partia para Oriente e morria às portas da China’

Numa entrevista recente dirigida aos alunos do Colégio de S. João de Brito, o Irmão José respondeu: ‘Desde que entrei no colégio, tenho duas grandes preocupações e agora ainda ficaram maiores. A primeira, são os alunos, porque gosto muito de me fazer próximo para os ajudar a crescer, ser amigo e ao mesmo tempo exigente. A segunda, é que vocês façam uma experiência de vida significativa, com tudo o que vos é proposto, que mantenham os valores do colégio. Tenho a certeza que assim serão muito mais felizes’.

Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil

Foto: DR

Sem comentários: