Um longo caminho
Daí para cá, não parou mais. Nada mais elucidativo que mostrar algumas datas do seu curriculum: ‘1993-1996, em Braga (estudos de filosofia e teologia) na UCP (Faculdade de Teologia);
Depois desta ‘peregrinação’, chegou ao Colégio S. João de Brito, em Lisboa, em 2007. Esta Escola, que aparece sempre nos primeiros lugares do ranking da Educação em Portugal, é uma espécie de ‘quartel general’ do irmão José. Ele é director do Secundário do Colégio; trabalha na pastoral juvenil e vocacional; faz trabalho pastoral no bairro do Pragal (Almada) onde existe uma comunidade de inserção da Companhia de Jesus; é membro da COMFORM/CIRP.
Como se sente?
Quando a Missão é muito plural, podemos-nos sentir um pouco perdidos e rebentados. O irmão José, responde assim á pergunta: ‘Sinto-me continuamente desafiado por Deus – que me continua a chamar – para colaborar na missão de Jesus Cristo que é a de ser alguém que passa pelo mundo fazendo o bem, comprometido no serviço gratuito e disponível aos homens; isto é “em tudo amar e servir”’.
Sente-se feliz. Para ele, como Jesuíta, ‘a felicidade é semente que foi lançada à terra, é conquista, é a certeza de que o possível foi feito. É aquilo que vem depois de um dia em que não fomos medíocres. Feliz é aquele que abre o seu coração às necessidades dos irmãos e não improvisa grandezas’.
A Maior Glória de Deus
É o lema dos Jesuítas do mundo inteiro e faz sentido que seja o lema de todos os crentes. Explica o Irmão José: ‘ Foi este desejo de mais, de chegar mais longe, a mais pessoas e a mais culturas, que impulsionou o crescimento da Companhia nos primeiros anos. Francisco Xavier partia para Oriente e morria às portas da China’
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário