De Oliveira de Azeméis ao Colégio S. João de Brito, o Irmão José Almeida percorreu um longo caminho. Jesuíta, divide o seu dia pela direcção do Secundário do Colégio, a pastoral juvenil e o compromisso com a comunidade do Pragal. Feliz porque realizado, propondo aos alunos desta Escola de referência que sigam os valores do Evangelho, para ‘maior glória de Deus’.
Dos moldes à Vida Consagrada
Nasceu e cresceu em Oliveira de Azeméis. Foi animador de jovens. Descobriu primeiro os Irmãos de S. João de Deus. Depois, os Missionários da Boa Nova. Mas a opção final foi pelos Jesuítas, como Irmão. Era técnico de moldes, mas não se sentia realizado no mundo da metalurgia: ‘Sentia que a minha vida devia ser tomada a sério e que Deus me tocava o coração de modo diverso ao qual eu não podia deixar de responder generosamente ou ficar indiferente. Posso dizer que este é o marco de viragem e de mudança da minha existência!’
Na rota dos Jesuítas
Fez o retiro de Exercícios Espirituais de Santo Inácio em Agosto de 1990. Foram 8 dias de silêncio e oração intensa, no fim dos quais decidiu entrar para o Noviciado da Companhia de Jesus em Coimbra, aos 24 anos de idade.
O Noviciado é um tempo muito especial: ‘Foram 2 anos de profundo e sincero discernimento vocacional para responder de modo responsável e livre a Deus que me chamava como seu discípulo e servidor do seu Evangelho’.
Fez os votos perpétuos de biénio de consagração religiosa, em 93.
(CONTINUA NO PRÓXIMO POST ….)
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade – Perfil
Foto: DR
Sem comentários:
Enviar um comentário