segunda-feira, 6 de julho de 2009

IMIGRANTES INCLUÍDOS - P. Mário Silva, Director do CEPAC


Nasceu em Albergaria-a-Velha, fez os estudos secundários e arranjou um bom emprego. A leitura de um Almanaque das Missões em tempo de pausa laboral, fê-lo despertar para a vocação missionária. Entrou em contacto com os espiritanos onde experimentou a Missão. Gostou e sentiu que Deus o convidava a dar uma volta á vida. Deixou o trabalho, pôs a família ao rubro e partiu….

Cabo Verde e Jovens

Depois da Filosofia em Braga e da Teologia em Lisboa, aprofundou estudos em Friburgo (Suiça). Após a Ordenação, partiu rumo a Cabo Verde onde trabalhou na Paróquia de S. Domingos. Foi uma experiência curta, mas densa. Ainda hoje o podemos ouvir a falar crioulo com os muitos cabo-verdianos com quem se cruza no dia a dia. De regresso a Portugal, deu o seu melhor na Formação dos jovens, sendo director dos Seminários da Silva (Barcelos) e Torre d’Aguilha (Cascais). Esteve na origem do Centro Espírito Santo e Missão (CESM) que começou no Seminário do Fraião, em Braga.

‘Justiça e Paz’

A sua preocupação com os pobres levou-o a um compromisso sério no âmbito da ‘Justiça e Paz’. O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) que, em Lisboa, apoia imigrantes, é uma das iniciativas dos Espiritanos que o P. Mário ajudou a crescer, colaborando na sua re-estruturação em ordem a um funcionamento mais eficaz. Para tal, fez o Curso de Serviço Social na Universidade Católica, em Lisboa.

No CEPAC

‘A imigração não é um problema! Os imigrantes ajudam no desenvolvimento económico de Portugal, contribuem para a sustentabilidade da nossa Segurança Social e são contribuintes líquidos, no que diz respeito aos impostos. Culturalmente, os imigrantes possibilitam a construção de uma sociedade multicultural que constitui um enorme enriquecimento para todos, com o cruzamento de memórias, de saber-fazer e de saber-viver, que torna mais humana a comunidade’ – garante o P. Mário Silva, Director Técnico do CEPAC. Mas – reconhece – há imigrantes que têm problemas, e sérios, que urge resolver. É com estes que o P. Mário e o CEPAC trabalham todos os dias.

(Continua no próximo Post...)

Texto: Tony Neves - Jornal Voz Verdade - Perfil

Foto: JCF

Sem comentários: