quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SER MISSIONÁRIO NO JAPÃO - Conclusão

Todavia, gostaria, apenas, de falar um pouco do que é, hoje, o trabalho apostólico e missionário no Japão, fruto da segunda Evangelização que começou em finais do século XIX, com a vinda dos Missionários das Missões de Paris, que encontraram, sobretudo na região de Nagasaki, muitos cristãos escondidos que mantiveram a fé sem sacerdotes por mais de 200 anos. Desse trabalho missionário resultou a Igreja Católica que existe hoje no Japão e que tem cerca de 450 mil fiéis japoneses numa população de cerca de 125 milhões de habitantes, havendo ainda a acrescentar mais cerca de 500 mil fiéis imigrantes de várias proveniências, metade dos quais brasileiros.

Efectivamente, o nosso trabalho apostólico aqui, na diocese de Osaka, consiste num aprofundamento do sentido comunitário e de comunhão entre os fiéis católicos, que suscite e desperte interesse  nos que não são cristãos. E um segundo aspecto muito importante salientado na recente Semana de Estudos da Arquidiocese, o aproximar-se dos mais pobres e excluídos da sociedade, momeadamente os homeless (sem-abrigo) que são muitos numa sociedade competitiva que exclui facilmente quem não entra no sistema. É notável o esforço da Arquidiocese no serviço aos sem-abrigo e mesmo aos estrangeiros, tendo em conta o número diminuto de fiéis católicos e a escassez de meios humanos e materiais, comparando com o Budismo e Shintoismo, que, diríamos, são as religiões oficiais. Depois verificamos que há um grande interesse, e cada vez maior, no estudo da Bíblia, para além de muita simpatia pela pessoa de Jesus que faz encher as Igrejas nas missas da véspera de Natal, já que o Natal não é feriado, mas dia normal de trabalho.

É um trabalho de semear a semente de mostarda que no campo de Deus dará o fruto a seu tempo. Não há muitos frutos ou resultados concretos, conversões em  massa como no tempo de S. Francisco Xavier, mas o construir de uma Igreja que seja sinal de Comunhão de Deus com os homens e dos homens entre si, procurando viver nesta sociedade japonesa o projecto de Jesus Cristo, tornado visível, ainda que de modo muito humilde, a catolicidade da Igreja.

 

In Edição especial Agência Ecclesia – Em Missão, Out '08

Texto: P. Domingos Areais

Foto: DR

Sem comentários: