Leiria, Roma, Munster, Coimbra, Fátima, Lisboa e Viana são as cidades da sua vida académica e pastoral.
Com a Palavra de Deus no coração, D. Anacleto dedicou-se ao ensino, à administração (Santuário de Fátima e Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra) até ser nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa. Entrou na Diocese de Viana do Castelo a 15 de Agosto para ser o Pastor da Igreja que vive a caminha por terras do Alto Minho
Missão em Lisboa
Chegou a Lisboa quando a Diocese vivia com intensidade o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE). Entre outras responsabilidades, D. José Policarpo pediu a D. Anacleto que acompanhasse o Departamento de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa. Sempre participava nas reuniões e iniciativas com simpatia e incentivava a mais e melhor Missão alicerçada na Palavra de Deus.
O Ano Paulino
O Ano Paulino fez de D. Anacleto uma figura chave da sua vivência em Portugal. Os Bispos pediram-lhe que elaborasse um conjunto de Catequeses para pôr os cristãos de todo o país a reflectir e a fazer Missão com S. Paulo e como S. Paulo. ‘Um Ano a caminhar com S. Paulo’ é uma obra que chegou a todo o país e ao espaço lusófono africano, tornando-se hoje numa referência obrigatória para quem quer conhecer a vida, a obra e a missão do maior missionário da história da Igreja.
Texto e Foto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Sem comentários:
Enviar um comentário