O Sínodo da Palavra
A sua paixão pela Palavra levou a Conferência Episcopal Portuguesa a nomeá-lo delegado ao Sínodo dos Bispos de 2008 sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Vale a pena recordar algumas orientações saídas na Mensagem Final que fala da Voz da Palavra (a Revelação), do Rosto da Palavra (Jesus Cristo), da Casa da Palavra ( a Igreja) e dos Caminhos da Palavra (a Missão). Diz a Mensagem: ‘A Bíblia deve entrar nas Famílias para que pais e filhos a leiam, com ela rezem e para que ela seja para eles uma tocha para os seus passos, no caminho da existência’. Mais à frente diz: ‘A Bíblia apresenta-nos também o sopro de dor que sai da terra, sai ao encontro do grito dos oprimidos e do lamento dos infelizes’.
Pastor em Viana
Entrou em Viana do Castelo a 15 de Agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A sua intervenção coloca-o, com humildade, no lugar de quem chega para conhecer, caminhar e servir o povo de Deus nas comunidades do Alto Minho. Disse: ‘Que esse amor ganhe expressões concretas, dentro e fora das nossas comunidades cristãs, nomeadamente em relação a tantos carenciados e bens materiais e espirituais, entre os quais destaco, pela sua actualidade, os que têm estado a braços com os incêndios que têm assolado terras da nossa Diocese e fora dela’.
Terminou assim: ‘Mas lembremo-nos de que esse amor só é possível ou, pelo menos, é muito mais possível, se todos nos entregarmos inteiramente nas mãos de Deus, deixando-nos encantar e conquistar pela sua misericórdia de Pai, para que Ele, em nós, continue a fazer maravilhas. Confiemo-nos a Ele, com estas palavras do Salmo 130/131 que Ele próprio coloca nos meus lábios:
“Senhor, não se eleva soberbo o meu coração, nem se levantam altivos os meus olhos. Não ambiciono grandezas nem coisas superiores a mim. Antes fico sossegado e tranquilo como criança ao colo da mãe. Espera, Israel, no Senhor, agora e para sempre.” Espera, Igreja de Viana, no Senhor, agora e para sempre! Amen.
A paixão pela Palavra
Em Viana do Castelo, D. Anacleto vai continuar a mostrar a sua paixão pela Palavra e a propor o desafio da Mensagem Final do Sínodo dos Bispos em que interveio: ‘Queridos irmãos e irmãs, custodiai a Bíblia em vossas casas, lede-a, aprofundai e compreendei plenamente as suas páginas, transformai-a em oração e testemunho de vida, escutai-a com amor e fé na liturgia. Criai silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor e conservai-a em silêncio depois da escuta, porque ela continuará habitando, vivendo, falando-vos. Fazei que ela ressoe no começo do vosso dia, para que Deus tenha sempre a primeira palavra e deixai-a ressoar em vós à noite, para que a última palavra seja de Deus’.
Que a força do Espírito não falte a D. Anacleto para levar por diante esta nova Missão por terras do Alto Minho.
Texto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil
Foto: JCF
Sem comentários:
Enviar um comentário