sexta-feira, 15 de julho de 2011

IRMÃO DAVID, MEMBRO DA COMUNIDADE DE TAIZÉ – VIVER E BEBER DA FONTE DE TAIZÉ - Conclusão


Uma Comunidade universal

A Comunidade tem hoje cerca de 100 Irmãos, de quase 30 países e oriundos de Igrejas Cristãs diferentes. Esta diversidade constitui uma enorme riqueza, embora traga as dificuldades normais de tanta pluralidade. Cerca de 60 vivem em Taizé e os restantes estão nas Fraternidades espalhadas pelo mundo: Coreia do Sul, Senegal, Quénia e Brasil.

O seu trabalho assenta na disponibilidade total. Está sempre pronto a fazer o que é preciso e lhe é solicitado. Uma das suas missões importantes é o acolhimento e acompanhamento dos portugueses que chegam a Taizé. Mas, no ano passado, esteve quatro meses em Roterdão a preparar o Encontro de Peregrinação de Confiança sobre a Terra que aconteceu nesta cidade holandesa na passagem de ano.

Taizé em Lisboa e Porto

Taizé marcou Portugal com os dois recentes encontros realizados em Lisboa e Porto. Da ‘passagem de ano especial’ de Lisboa, em 2004, o irmão David guarda a ideia de uma Igreja jovem, pois todas as Paróquias têm grupos de jovens. Recorda-se da alegria no acolhimento aos que vinham de fora, a alegria de participar nas orações e reflexões. Também guarda o testemunho da vivência cristã das famílias que acolheram os jovens. Acha que o Porto, em 2010, mostrou a mesma marca de hospitalidade, mas as famílias envolveram-se mais, indo ao Dragão Caixa levar e buscar os jovens que acolheram.

Taizé no mundo e… em Taizé

Sobre o impacto de Taizé no mundo, o Irmão David não sabe nem quer saber, pois a Comunidade não quer fundar um Movimento, mas apenas proporcionar espaços de oração, reflexão, acolhimento e abertura…sem se criar a ideia de pertença. Mas há muitos grupos que se encontram com regularidade para rezar e cantar ao ritmo e ao estilo de Taizé.

Esta Páscoa, o irmão David acolheu 500 jovens portugueses e encontrou-se com eles diversas vezes. Disse-lhes que Taizé só faz sentido se se viver a experiência na sua globalidade, não a ‘usando’ como um supermercado onde vamos e escolhemos alguns produtos expostos na prateleira!

Taizé é um espaço ecuménico. O Irmão David explicou que ali se reza a Cristo nas três grandes Confissões: Católica, Protestante e Ortodoxa. Ali, fala-se do mesmo Cristo sem barreiras confessionais. Reza-se a Cristo através de uma Igreja unida. Pois o sonho do Irmão Roger foi dar corpo ao pedido de Jesus: ‘Que haja um só rebanho e um só Pastor’.

Texto e foto: Tony Neves iN Jornal Voz Verdade - Perfil

Sem comentários: