quarta-feira, 30 de abril de 2008

DIOCESE DE LISBOA APOSTA NOS LEIGOS
Missão no Convento de Mafra


“Vive a Missão, Rasga Horizontes” foi o tema do Dia de Formação e Animação Missionária, realizado a 19 de Abril, na Basílica de Mafra. O objectivo é alargar a rede de Animadores Missionários Leigos e ajudar a dar corpo ao projecto de Animação Missionária da Diocese. O Sector de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa (SAMPL) contou com o apoio da Paróquia de S. André de Mafra.
Tudo começou com o acolhimento do P. Luís Barros e as palavras de abertura de D. Joaquim Mendes, novo Bispo Auxiliar de Lisboa. Seguiu-se um momento de oração, organizado pela LIAM local. Depois, veio o tema de fundo, orientado pelo P. Tony Neves, com a finalidade de sensibilizar e ajudar a preparar o Congresso Missionário Nacional: ‘Vive a Missão, Rasga Horizontes’.
O espaço de testemunhos foi muito diversificado: o P. Nuno Coelho falou do seu trabalho com as Equipas d’África. A Lucília Sombreireiro partilhou a experiência do seu grupo missionário paroquial ali em Mafra. A Celeste Reis, Professora em Torres Vedras, contou porque partiu em Missão de voluntariado para Angola, Guiné e Moçambique. A Lúcia Pedrosa, fisioterapeuta, partilhou as suas experiências Missionárias com os Jovens Sem Fronteiras em Angola. A Dª Fátima falou do seu projecto de apoio a crianças da Ilha de Moçambique.
No habitual espaço a ‘aspectos práticos da Missão aqui’, o P. Daniel Batalha, pároco de Algés e membro do SAMPL, incentivou à participação activa de todos no dinamismo missionário da Igreja, salientando propostas para o mês de Outubro e para a Infância Missionária. A Irmã Ascensão Lourenço propôs a mobilização geral para a participação na II peregrinação Missionária Nacional, a realizar em Fátima, a 5 e 6 de Julho.
O Cónego Carlos Paes, director do Departamento de Animação Comunitária do Patriarcado, foi a Mafra dar uma palavra de incentivo a esta iniciativa, congratulando-se com a ‘casa cheia’ que, nesta tarde de chuva, significa muito empenho pela Missão.
O lanche fraterno fez a ponte com a EucaristiaO Momento alto do encontro foi a Eucaristia na Basílica Nacional do Convento de Mafra, presidida por D. Joaquim Mendes que tentou partilhar com a comunidade que encheu a Igreja a riqueza dos trabalhos da tarde. Numa homilia mais dirigida às crianças, o novo Bispo lançou um apelo ao compromisso cristão e missionário de todos. E pediu orações, dizendo: ‘Não fala de Deus quem não fala com Deus!’.


Tony Neves
Departamento da Animação
Missionária do Patriarcado de Lisboa

Sem comentários: