quinta-feira, 24 de julho de 2008

ACENTUAR A DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA NOSSA DIOCESE

Carta à Comunidade Cristã de Carcavelos

Queridos Irmãos e Irmãs,

Escrevo-vos esta carta em circunstância pouco comum, reconheço-o: a mudança de Pároco apenas um ano depois da sua tomada de posse.
Há um ano, depois das nomeações dos sacerdotes, fui surpreendido pela necessidade de substituir o P. Jorge Anselmo. Não tive outra solução senão pedir ao P. Ildo que interrompesse a sua colaboração missionária na Diocese do Mindelo, Cabo-Verde. O P. Ildo obedeceu-me, em espírito de comunhão com o seu Bispo, o que confirmou o apreço que tenho por ele. Mas não me dei conta que o seu coração tinha ficado em Cabo-Verde, aliás sua terra natal. Confessou-mo agora sinceramente, manifestando-me o desejo de voltar a servir aquela jovem Diocese, com falta dramática de sacerdotes neste seu arranque.
Eu sei que o P. Ildo me obedeceria se eu lhe pedisse para ficar em Carcavelos. Mas senti que havia um apelo do Espírito à partilha de dons entre as Igrejas. Eu desejo muito que esta disponibilidade missionária seja atitude da nossa Igreja diocesana, incluindo o seu clero. Temos falta de sacerdotes, é certo; mas é a partilha dos pobres que mais toca o coração de Deus. A inquietação do P. Ildo vem ao encontro da minha preocupação de acentuar a dimensão missionária da nossa Diocese que, segundo as orientações do Concílio Vaticano II e o desejo do Santo Padre se exprime, também, no envio de alguns sacerdotes em missão.
Estou confiante em que a comunidade cristã de Carcavelos aceitará, neste espírito, a partida do P. Ildo e que o ajudará, espiritual e materialmente, nesta sua missão.
Invocando, para todos vós, a protecção maternal de Nossa Senhora dos Remédios, invoco a Bênção de Deus.

Lisboa, 25 de Junho de 2008.

D. José Policarpo
Cardeal Patriarca
Foto: DR

Sem comentários: